Siga-nos no Facebook!

domingo, 27 de outubro de 2013

Render o tempo

Ontem e hoje foram daqueles dias que posso dizer que o tempo rendeu.
Além das máquinas de roupa que vieram pôr tudo em dia, das horas ao ferro e ainda da arrumação das gavetas para substituir as roupas de Verão pelas mais quentinhas ainda houve tempo para passar pela cozinha.
Na frutaria onde costumo ir tudo é fresco e de excelente qualidade pelo que nem a uma abóbora que lá estava resisti, mas a senhora como é uma simpatia ofereceu-ma e disse para a arranjar para o Halloween.
Para os miúdos tem piada, mas eu ainda sou do tempo do "Pão por Deus" e não do Halloween, no entanto o Rui não resistiu e decidiu fazer uma decoração típica da época enquanto a tratava para o doce que aí viria.
Ficou uma delicia e veio assim juntar-se ao Doce de Tomate com Maçã que fiz há umas semanas.
Esta rendeu cerca de 2 kg e eu costumo fazer por cada kg 800 gr de Açúcar.

Doce de Abóbora
- 2 kg de Abóbora
- 1,6 kg de Açúcar
- 1 Pau de Canela
- 1 casca de limão

Levar ao lume cerca de 45 minutos até a abóbora ficar completamente cozida. Retirar do lume e tirar a casca do limão assim como o pau de canela. Triturar com a varinha mágica( eu prefiro) e tornar a colocar no lume até obter a consistência pretendida.


 
 


 
 



Enquanto isso aproveitava para partir as nozes para as broas do "Pão por Deus". Onde moro não me parece que exista essa tradição, mas como saloia que sou lembro-me das tradições da minha origem e das broinhas deliciosas que se faziam nesta altura.
A receita é muito simples e rende mesmo muito. Dá para mais de 100.

Broas "Pão por Deus"
- 2 kg de Farinha
- 1 kg de Açúcar
- 12 Ovos
- 250 gr de margarina
- 125 gr de mel
- 1 colher de sopa de Erva Doce
- 1 colher de sopa de Canela
- 1 colher de sopa de Fermento
- 1 kg de nozes

Basicamente colocam-se os secos todos num recipiente grande  e depois juntam-se os ovos, margarina e mel. Mexe-se tudo MUTO bem e com as mãos e deixa-se repousar umas horas para levedar.
Depois em pequenas quantidades sobre papel vegetal  no tabuleiro do forno cozem-se as nossas broas.



 

Só gostava que pudessem sentir o cheirinho fantástico que abunda por aqui. Lembro-me da casa da minha avó neste dia que era sempre tão especial.  Sem dúvida que cheira à minha infância!!!

1 comentário: